top of page
Buscar

UMA JORNADA DE MÃE EMPREENDEDORA EM BUSCA DO SEU PROPÓSITO

  • Por Mariana Branco
  • 10 de jun. de 2017
  • 4 min de leitura

Mães/Pais & Trabalho

Antes de me tornar mãe eu nunca havia pensado em trabalhar como empreendedora, afinal, como bem indica João Kepler Braga, autor do livro “Educando filhos para empreender” (Literare Books), as crianças brasileiras não são, em geral, criadas para se tornarem adultos empreendedores. Mas depois do nascimento da minha filha Manuela, hoje com 5 anos, tudo mudou.

Eu trabalhei grande parte da minha carreira de jornalista como editora de revistas segmentadas. Sempre amei fazer reportagens, entrevistas, cobrir eventos e editar revistas mensais que religiosamente tinham data fixa para ir para a gráfica. Trabalhar com prazos não é fácil, mas eu sempre gostei desse desafio.

Quando eu estava atuando como editora de duas revistas do segmento educacional (as publicações Profissão Mestre e Gestão Educacional), engravidei da minha princesa. Meu objetivo era voltar da licença maternidade, mas ......Não tive coragem de deixar a minha bebê com 6 meses na escolinha. Como eu tive o privilégio de poder escolher voltar ou não para a editora, optei por ficar em casa e me dedicar 100% a minha filha durante o seu primeiro ano de vida. Esse período foi bastante intenso e passou bem rápido.

Mas para uma mulher acostumada com sua independência financeira não era fácil depender do marido para tudo. Foi então que a minha irmã gêmea (Fabiana Fontainha, também jornalista) engravidou. E vimos aí a oportunidade de juntas criarmos o nosso próprio projeto de comunicação online.

Mergulhadas totalmente no puerpério, percebíamos que muitas mães tinham dúvidas sobre a gestação, sobre os primeiros cuidados com os filhos, sobre a amamentação e a alimentação das crianças. Decidimos criar, em 2013, o blog Mamãe Prática, um site com linguagem de blog, mas com um toque jornalístico. É o que denominamos jornalismo materno, afinal, nos aproximamos das nossas leitoras por meio das nossas próprias experiências pessoais, mas fazemos questão de entrevistar médicos, nutricionistas, psicólogos e outros especialistas para trazer também conteúdo ainda mais detalhado e de qualidade às leitoras.

Nós amamos fazer jornalismo materno porque é uma forma nova de fazer notícia nesse mundo digital e ainda ajuda as mamães e futuras mamães a viverem de forma mais leve os primeiros anos em torno da maternidade. Só para se ter uma ideia, eu passei por apuros quando a minha filha mamava no peito, porque ela não sabia adormecer de outra forma que não fosse ficar fazendo “meu peito de chupeta”. Não era fome, era hábito, o que prejudicava o sono dela. Ela seguiu acordando de três em três horas durante a noite toda até 1 ano e 5 meses.

Eu fiquei totalmente esgotada e, encorajada pelo pediatra, fiz o desmame que nesses casos costumam ser aparentemente mais complicados. Mas eu passei pela experiência, superei esse grande desafio e hoje ajudo muitas mamães que nos procuram desesperadas por estarem na mesma situação. Esse post já teve mais de mil compartilhamentos no Facebook, mais de 60 comentários e 91 mil visualizações no site.

Outro assunto muito procurado é sobre a alimentação infantil. Além desse interesse das leitoras, fiz um curso de marketing digital especializado em mães empreendedoras, o qual começava com um curso de autoconhecimento e vocação. Foi aí que o desejo de trabalhar com a alimentação infantil ficou ainda mais forte.

Como resultado desse curso, criei o Criando AMORas, uma iniciativa física e digital do blog Mamãe Prática que tem a missão de ajudar as famílias a ampliarem o repertório alimentar dos filhos. Atualmente, dou dicas sobre o tema nas redes sociais, no blog e para assinantes do Criando AMORas, que se inscrevem para receber o e-Book gratuito “MEU FILHO NÃO COME: 3 Revelações Para seu Filho Comer Melhor Que Estão Dentro de Você”.

Sempre com o foco na experimentação de frutas, legumes e verduras por parte das crianças, o projeto também tem um braço físico: as oficinas infantis e workshops com comidas criativas para as famílias e outras dicas para as crianças comerem melhor. Hoje o desafio é me especializar ainda mais neste mercado e consolidar a minha marca.

Ser mãe empreendedora sempre é um grande desafio logístico. Isso porque nós, mães, queremos abraçar o mundo e dar conta de tudo (da casa, da família, da carreira etc.), mas às vezes a gente precisa frear nossos projetos e dar atenção total aos nossos filhos.

A vantagem de ser mãe empreendedora é ter a flexibilidade de horários e a liberdade de poder ficar com seu filho quando o mesmo está doente. Isto nos dá segurança e alívio nesses momentos. Mas muitas vezes também não é fácil parar nossos projetos e até precisar negar oportunidades porque naquele dia seu filho estava com febre. Mas quem disse que vida de mãe é fácil, não é mesmo?

Na minha opinião, a maior satisfação para uma mãe empreendedora não é o retorno financeiro do seu trabalho. Este é necessário, claro, mas a consequência da maior conquista que uma empreendedora pode ter: gerar resultados. No nosso caso: mudanças na vida de outras pessoas.

É o que acontece quando as leitoras do blog Mamãe Prática nos contam que acompanham o blog há anos e os nossos textos as têm ajudado, desde a gestação até na educação e saúde dos seus filhos. Ou quando as famílias participam das nossas oficinas do Criando AMORas e despertam para um novo olhar em torno da alimentação infantil, um olhar de mais respeito, amor e confiança na educação alimentar de seus filhos.

Como diz o autor João Kepler, que ensina os pais a criarem filhos com perfil empreendedor, “quando qualquer pessoa conquista seu espaço pelos resultados concretos, ela consegue mudar para sempre a percepção que os outros têm e que, consequentemente, acabam registrando coisas positivas e efetivas na mente delas sobre você”.

Quando a gente encontra o nosso propósito e acordamos todos os dias com a felicidade de poder trabalhar com as nossas paixões, os resultados surgem naturalmente. Desejo que toda mãe empreendedora encontre seu propósito e seja feliz gerando resultados na vida das pessoas.

Mariana Branco é jornalista, fundadora do blog Mamãe Prática e idealizadora do projeto Criando AMORas.

O blog Mamãe Prática é embaixador do Movimento Todos pela Educação, parceiro da revisa Pais&Filhos e embaixador do Descomplica Mãe!

 
 
 

コメント


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon

Parceiros:

  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon
  • White YouTube Icon
  • White Flickr Icon
bottom of page